quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Eu sou aquele que procura o verdadeiro eu...

"Eu sou aquele que procura o verdadeiro eu... quem mais anseia em saber quem sou eu... sou eu mesmo...". É bastante interessante essa humildade intelectual que nos deixa sempre abertos a uma busca insessante da verdadeira sabedoria! Nossa percepção de nós mesmos, de nossa estrutura fisio-psico-espiritual, ela não acontece quando estamos atrelados a uma reflexão egológica, quando nos voltamos para nós mesmos. Isso é um segundo momento. Você nem sabe quem é se não se relacionar. É por isso que, desde os primeiros instantes que inicias o teu relacionamento com os outros e com o ambiente que te envolve, a tua natureza socio-comunitária, essencialmente alteritária (para-o-outro, para-si), é que vai dimensionar o teu autoconhecimento. As minhas vivências são experiênciações, são metamorfoses antro-psicológicas, transmutações mentais, que mudam a ti mesmo. Não dá para estabelecer incondicionalmemente um modo de pensar inflexível, "somos caniços pensantes" (Pascal). O caminho se faz caminhando. Não há trilha sem desbravador! Mas há algumas fórmulas descontextualizadas prontas, algumas um pouco mais situadas, mas sempre experiências heterônomas! A busca mesma remete a uma forma de buscar, a um método, está ligada as tuas iniciativas intencionais e cognoscitivas. Contudo, não acaba aí, ela continua com um aprendizado maximizante que amplia a tua cosmovisão, os teus horizontes, e acaba por elevar o teu próprio pensamento a olhares mais amplos e abrangentes. Talvez aí nasça um método a partilhar, uma maneira de caminhar que tenha algo de comum com os outros, um jeito de ser que possa acrescentar algo de tua experiência que seja realmente válida e universalmente aplicável à vida de outras pessoas... O indivíduo imerso no âmbito social é uma individualidade sociável e associável com os outros, mas mantê-se sempre individualidade associada. As instâncias relacionais condicionam a própria formalização dessas experiências que, na realidade, são totalmente instantâneas e simultâneas. Toda forma de exposição metodológica de nossas experiências cotidianas é, na verdade, apenas formalizações de nossas próprias percepções e das percepções alheias, e da comunicação intersubjetiva e da maneira como a mensagem intelectual-cognoscível chega por intermédios até o outro que vai processar, organizar e sistematizar essas informações, muitas vezes deturpadas em seu significado real. No entanto, a comunicação é um risco saudável para o nosso crescimento filosófico!!

3 comentários:

  1. Oieee, Amei os artigos!! mto bons, m ajudaram mto,

    Big Beijoo ^^

    Saudades da tua amizade ;(

    ResponderExcluir
  2. Oi Florestaaa (lembra-se desse apelido, heiuheuiehuie ;D) poizé... kuanto tempoo maninhuu? tens tido notícias do Johnny, eu to ateh usando o e-mail dele, mas o cara nunk mais deu sinal de vidaa, eu lembrei da senha dele e resolvi abrir néh pra ver c o cara tava vivo aindaa, kuase morro de aflição, sem saber o que houve ao bravo johnny, ahh, abandonei Orkut, msn, tudoo, estava m trazendu mtos problemas... xega de apego a essas coisas! Te adoroo, Lindo o teu blog! Parabéns, Big Beijoo manoo!

    ResponderExcluir
  3. os dois coments acima foram escritos por mim: Greicy F.s.G

    Abraços!

    ResponderExcluir